22/02/14

Ao vivo... War on Drugs

Data - 08 de Junho de 2012
Local - Parque da Cidade
Notas - Na altura, praticamente desconhecidos e com um concerto à luz do dia; os The War on Drugs de Adam Granduciel.

20/02/14

Ao vivo... Rufus Wainright

Data - 06 de Junho de 2012
Local - Parque da Cidade - Porto
Notas - Passavam quinze minutos das vinte horas, quando Rufus Wainright entrou em palco para uma actuação brilhante e bem disposta, com imensos elogios à cidade do Porto, desde a praias da Foz à livraria Lello, de visita obrigatória.
Apesar de o alinhamento ter percorrido quase toda a discografia deste músico nascido em 22 de Julho de 1973, a incidência principal recaiu sobre o recentemente editado "Out of The Game", mais um disco dentro do estilo e qualidade a que nos tem habituado ao longo de toda uma carreira que começou em 1998 e, até ao momento, conta já com uma dezena de discos, sendo evidente um grande equilíbrio em toda a sua obra repleta de discos de grande qualidade.
Depois de já ter assistido a um concerto de Rufus Wainright no dia 19 de Julho de 2003, no Festival de Vilar de Mouros, mais uma vez ficou a ideia de que a sua música funciona melhor em espaços fechados e de menor dimensão.

Setlist

Candles
Rachida
Greek Song
April Fools
The One You Love
One Man Guy
Art Teacher
Out of The Game
Jericho
Perfect Man
Going To Town
Montauk
14 Th Street
Bitter Tea

17/02/14

Ao vivo... Breeders

Data - Dia 24 de Maio de 2013
Local - Parc Del Fòrum - Barcelona
Notas - Concerto morno da banda liderada por Kim Deal e durante o qual tocaram na integra o seu mais aclamado trabalho discográfico, "Last Splash" editado em 1993 pela 4AD.
Tendo dado por terminada a sua actividade durante o ano de 2010, o grupo que se formou em Dayton em 1988, reuniu-se em 2013 para tocarem este álbum ao vivo pela ordem em que as canções aparecem no disco.
Não foi um grande concerto, mas acabou por ser um momento em que se fez história.

12/02/14

Ao vivo... Meg Baird

Data - 21 de Setembro de 2012
Local - Galeria Zé dos Bois
Notas - A norte-americana Meg Baird apresentou-de no aquário da ZdB para um concerto intimista durante o qual nos apresentou alguns dos temas que têm marcado a sua carreira numa fase de ressurgimento da música folk e country. Se dentro destes estilo musicais há grupos e músicos cuja característica musical assenta, na sua essência, na parte instrumental, com Baird isso é diferente e o seu principal instrumento musical é a voz e, diga-se de passagem, uma excelente voz.
Na primeira parte actuou o português Márcio da Cunha que, sob o nome Mandrax Icon, apresentou temas do seu primeiro trabalho discográfico "Mary Climbed The Ladder For The Sun", um disco composto por dez temas, num blues acústico com grandes influências de Bill Callahan, ou mesmo de Dylan Carson.

07/02/14

Ao vivo... Yo La Tengo

Data - 08 de Junho de 2012
Local - Parque da Cidade - Porto
Notas - O segundo dia da primeira edição do Optimus Primavera Sound no Porto, começou ao som dos Yo La Tengo, veterana banda de New Jersey, nitidamente influenciada pelos Sonic Youth.
Apesar das evidentes influências, a música dos Yo La Tengo tem alguns temas e pormenores melódicos que contrastam com outros temas mais desgarrados e repletos de distorções de guitarras, e é nessa conjugação de estilos que as actuações do grupo pecam, pois se nos temas mais agressivos, o público adere, quase de forma eufórica, nos temas mais calmos regista-se, estranhamente, uma enorme apatia e isso acaba por prejudicar o espectáculo, pois cria uma quebra no mesmo.
Apesar disto, acabou por ser um concerto muito bom, ideal para um final de tarde, início de noite.