04/08/15

Ao vivo... Salif Keita


Data - 25 de Julho de 2015
Local - Sines - Festival Músicas do Mundo
Notas - A voz de ouro da música africana esteve na edição deste ano do Festival Músicas do Mundo. Salif Keita, nascido em Djoliba, Mali, no dia 25 de Agosto de 1949, interpretou com a sua característica e inconfundível voz, alguns dos seus maiores êxitos, de uma carreira longa, com muitas adversidades motivadas pelas suas características albinas, algo que na cultura do Mali (Madinka), e em grande parte de África, é visto como um mau presságio, fazendo com que essas pessoas sejam ostracizadas.
Aos 18 anos Keita decide abandonar a sua cidade Natal e muda-se para Bamako, onde se junta aos Super Rail Band de Bamako, para em 1973 passar a fazer parte dos Les Ambassadeurs, colectivo que a meio da década de 70 decide abandonar o Mali para fugir à instabilidade política da altura; mudam-se para Abidjan, Costa do Marfim e passam a chamar-se Les Ambassadeurs Internationales, ganhando alguma reputação a nível internacional, reputação essa que fez com que Keita se mudasse para Paris em 1984, para, dessa forma, poder expandir a sua música.
O concerto da edição deste anos inseriu-se na digressão acústica que o músico anda actualmente a fazer, num regresso às origens.