27/08/16

Ao vivo... Orchestral Manoeuvres In The Dark


Data - 26 de Agosto de 2016
Local - Vilar de Mouros
Notas - Quase 40 anos após a sua formação (1978), os ingleses Orchestral Manoeuvres In The Dark, também conhecidos como OMD, continuam em grande forma. Arrisco mesmo a afirmar que este foi o melhor concerto da edição do renascido Vilar de Mouros, e um dos melhores concertos a que assisti até aos dias de hoje.
Os OMD apresentaram um alinhamento de grande nível que não deixou de fora nenhum dos clássicos deste grupo que regressou aos palcos em 2006 após um interregno que durou mais de dez anos, interregno esse originado pelo fim do grupo quando da edição de "Universal" em 1996, disco que passou praticamente despercebido no seguimento, aliás, do que já havia sucedido com os anteriores, já que após o estrondoso sucesso com os primeiros trabalhos - desde o homónimo OMD editado em 1980 até "Junk Culture" de 1984 - a partir da edição de "Crush" de 1985 foram editados vários discos que ficaram muito longe de obter qualquer sucesso, originando o final do grupo, ou pelo menos uma longa pausa.
Com a edição de "History of Modern" em 2010, os OMD voltaram aos trilhos do sucesso e em Vilar de Mouros, para além dos clássicos, ainda foi possível ouvir o excelente tema "Metroland", de English Electric, o último álbum de originais, editado em 2013.
Com disse Andy McCluskey na introdução a este tema: "A new song, don't worry... it's fantastic"; foi, e nem perante uma música praticamente desconhecida de uma grande parte do público o entusiasmo diminuiu e isso era bem visível nos rostos do público e dos músicos em palco, que se mostraram extremamente felizes com a recepção que lhes foi proporcionada, prometendo voltar em breve.
Espera-se que cumpram o prometido.