03/05/17

Ao Vivo... Placebo


Data - 02 de Maio de 2017
Local - Coliseu dos Recreios
Notas - Mais de quatro mil pessoas esgotaram o Coliseu dos Recreios para receberem a digressão comemorativa dos 20 anos de edições discográficas dos britânicos Placebo, banda formada na cidade de Londres em 1994 e que editou o seu primeiro trabalho em 1996, o homónimo "Placebo".
Desde então, a banda actualmente formada pelo carismático Brian Molko nas guitarras e voz e Stefan Osdal no baixo, teclas e voz, editou sete álbuns de originais, sendo o último "Loud Like Love" de 2013. O baterista Steven Hewitt (um dos fundadores) saiu do grupo em 2007, tendo sido substituído por Steve Forrest, que se mantém até aos dias de hoje.
Sendo uma digressão comemorativa de 20 anos de edições discográficas, como é natural, o alinhamento percorreu toda a carreira dos Placebo, com ligeira predominância no álbum de 1996, do qual tocaram 5 temas, num alinhamento que contemplou 24 dos maiores êxitos do grupo, para além de uma cover de Kate Bush, Running Up That Hill (A Deal With God)".
Numa noite com muita música e som excelente, e pela parte que me toca, o momento alto, não pela vertente musical mas pelo simbolismo, surgiu com o tema "Without You I'm Nothing", durante o qual o grupo projectou imagens de David Bowie, assumidamente um admirador da música dos Placebo, prestando-lhe homenagem e, verdade seja dita, não haverá melhor tema para o fazer, dizendo-lhe isso que ele, seguramente, ouviu onde quer que esteja.
Na primeira parte tocaram os Digital 21, projecto apadrinhado pelo baixista Steven Hewitt que também esteve em palco. Se inicialmente a música foi interessante, acabou por se tornar um pouco repetitiva, apesar de terem tocado somente cerca de 40 minutos.
Uma noite de grande música e um alinhamento perfeito proporcionaram durante cerca de duas horas e quinze minutos, momentos de felicidade a quem foi ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Venha um novo álbum de originais e uma nova digressão... espera-se.