17/07/16

Ao vivo... Festival Marés Vivas


Data - 16 de Julho de 2016
Local - Praia do Cabedelo - Vila Nova de Gaia
Notas - Esta foi a minha primeira edição do Festival Marés Vivas, e não posso dizer que tenha saído de lá satisfeito.
O local onde se realiza o festiva é agradável, no entanto merece alguns reparos, que passo a mencionar:
- Acho completamente despropositada a revista feita à entrada aos espectadores, impedindo-os de entrar com comida, obrigando a que essa comida seja deitada no lixo ou ingerida à pressa antes de entrar, o que não faz qualquer sentido nos dias de hoje.
- O local, como já foi referido, é agradável, no entanto é demasiado estreito e pequeno para a quantidade de bilhetes vendidos, não que me incomode minimamente o facto de estar, como se costuma dizer, tipo "sardinha em lata". Isso acaba por ser o menos mau.
O problema surge quando, após começarem os principais concertos, o recinto enche. A partir daqui passa a ser uma "miragem" poder, por exemplo, ir assistir a um concerto no chamado palco secundário ou mesmo dar um passeio pelo recinto, isto para já não falar da impossibilidade - não chega a ser dificuldade... é bem pior, é impossível - de ir buscar qualquer coisa para comer; e é nesta altura que nos lembramos das sandes ou  bolachas que os senhores, à entrada, nos obrigaram a colocar no caixote do lixo, numa atitude déspota, numa atitude "surda-muda".
Após estes reparos, passemos ao que interessa, à vertente musical. Neste dia passaram pelo palco principal Beth Orton, Tom Odell, Rui Veloso e James, sendo a qualidade sonora uma constante a todos os concertos.
Se Beth Orton e Tom Odell deram concertos mornos, o de Rui Veloso foi péssimo, sendo um dos piores a que assisti até aos dias de hoje, com temas mal cantados, péssima dicção, e letras completamente imperceptíveis apesar de serem cantadas em português, num concerto demasiado mau para ser verdade.
Já os James, mais uma vez... muito bom, um grupo com uma carreira enorme e que não desilude, mas que por vezes desilude-se com os fans que só estão ali de telemóvel em punho para fotografar e filmar, e Tim Booth fez referência a essa estupidez que cada vez se vê mais nos grandes concertos em Portugal. Essas pessoas acabam por não usufruir do concerto como o poderiam fazer, e não deixa de ser estranho estar a ouvir um magnífico e dançável tema, como por exemplo "Curse, Curse", e quase ninguém o dança, pois estão mais preocupados em filmar. São opções.