29/07/08

Entrevista... Sarabanda

Segunda parte de uma entrevista feita pelo autor deste blog aos Sarabanda, publicada no dia 27 de Junho de 1981, no suplemento "Som 80", que fazia parte do jornal "Portugal Hoje".

Perg. – O vosso disco tem uma música dedicada a John Lennon. O que é que sentiam por ele e quais as influência que têm dele, do ponto de vista musical?
Resp. – Musicalmente posso dizer que a minha escola, é a escola Beatles para além das tendências da música clássica de que tenho muitas influências. Aprendi quase tudo com os Beatles quando comecei a tocar., comecei a ler as pautas dos Beatles e portanto era muito importante a todo o nível, até porque Lennon era, não sei se a cabeça do grupo, mas era o intelectual, e portanto aquilo que ele escreveu como poeta, teve uma influência muito forte e isto principalmente por parte da Cris. Ela sentiu mesmo muito, está muito ligada a isso, e quando começou a praticar viola, foi muito influenciada por ele. Foi por isso que sentimos a legitimidade para oferecer uma homenagem ao John Lennon.
Perg. – Quais outras influências?
Resp. – Do lado da Cris, musicalmente, ela está muito dentro da onda clássica, como por exemplo Vivaldi. Para além de Vivaldi, há a faceta da música americana, de que falei há ouço.
Perg. – O que acham deste movimento de grupos Rock que apareceu no ano passado?
Resp. – Acho muito bom.
Perg. – Achas que se pode considerar um movimento?
Resp. – Acho que sim.
Perg. – Na tua opinião será algo efémero, ou é para ficar?
Resp. – Acho que é muito bom uma vez que aparece muita gente, e de certeza que ao fim de determinado tempo vão ficar definidos aqueles que ficam, e isso é importante. É preciso é que apareça malta e que tenha oportunidade de se mostrar, de aparecer e mostrar a sua música; ao fim de um determinado espaço de tempo vai-se definir quem são realmente aqueles que tocam bem, que são importantes, que têm força e que as pessoas querem e precisam de ouvir.
...