30/07/08

Entrevista... Sarabanda

Terceria parte de uma entrevista feita pelo autor deste blog aos Sarabanda, publicada no dia 27 de Junho de 1981, no suplemento "Som 80", que fazia parte do jornal "Portugal Hoje".

Perg. – Achas que o mercado Português já está preparado para aceitar o Rock feito pelos Portugueses?
Resp. – Está a começar. A razão que justifica isso é o facto de as editoras se mostrarem interessadas. Se elas estão interessadas em fazer discos, demonstra que estão a obter lucro, e se isso acontece é porque há mercado.
Perg. – A música que se faz em Portugal, já tem qualidade para poder ir além-fronteiras?
Resp. – Isso é um grande problema. Já há muita música feita em Portugal que tem qualidade, até qualidade superior a alguma da música que se faz no estrangeiro. O problema que se coloca é o das companhias de discos. O grande problema que a nossa música tem em sair, é conseguir entrar e furar as grandes máquinas que existem no estrangeiro.
Perg. – Através dos poemas das vossas músicas, tentam dar alguma mensagem às pessoas que os escutam, ou o importante é que o pessoal curta a música?
Resp. – Interessa é que a música se toque e que haja qualquer coisa nas letras. A Cris escreve letras o máximo acessíveis, directas e simples e com qualquer coisa para dizer.
Perg. – O que é que achas da lei que obriga a rádio a passar 50% de música Portuguesa?
Resp. – Acho muito bem e vital.
Perg, - Quais as possíveis consequências?
Resp. – Consequências? É como aquilo que disse há pouco; começam a aparecer variadíssimos estilos e coisas que estão gravadas. Muita gente vai começar a definir-se dentro da música que é feita em Portugal. Também vão aparecer coisas absolutamente ridículas, de péssima qualidade. Como vão passar muita música, têm de ir buscar coisas antigas.
Perg. – Quais os planos que os Sarabanda têm para o futuro?
Resp. – Há qualquer coisa para a África do Sul mas que ainda não está confirmada. Vamos estar em vários programas na TV e espectáculos um pouco pelo país todo.

FIM