17/04/06

Massive Attack

Os Massive Attack são oriundos da cidade de Bristol e formaram-se em 1987. Constituídos inicialmente por Andrew “Mushroom” Vowles, Grant “Daddy G” Marshall com a colaboração de 3D (Robert del Naja), editaram o seu primeiro single intitulado “Daydreaming” no ano de 1990.

Em 1991 lançam o seu primeiro álbum “Blue Lines”. Com a colaboração de Horace Andy, entre outros, este disco é considerado actualmente um dos melhores discos de sempre, não dos Massive Attack mas de toda a história da música. Uma verdadeira obra-prima interpretada coma colaboração de Shara Nelson e Horace Andy. Um álbum tenso e denso como só os Massive Attack e Tricky conseguem fazer.
Durante a guerra no Iraque o grupo altera o seu nome para Massive o que se revelou um verdadeiro desastre em termos comerciais, tendo voltado ao nome original com o final da guerra (que afinal ainda continua).

Em 1994 editam o álbum “Protection” ainda com Tricky que posteriormente abandona o grupo grupo para se dedicar a uma carreira a solo. Ainda dentro do estilo de Blue Lines, Protection conta com a colaboração de Tracey Thorn, Tricky, Nicolette e Craig Armstrong's no piano. Um disco mais melancólico do que o anterior do qual se destacam os temas Protection e Karmacoma. Um disco de grande qualidade.
Com a saída de Tricky a música dos Massive Attack torna-se menos densa, menos sombria e as diferenças estão bem patentes no álbum “Mezzanine” editado em 1998.

Mantendo a colaboração de Horace Andy, em Mezzanine participam ainda Elizabeth Fraser dos Cocteau Twins e Sara Jay. Em parte graças aos singles “Teardrop” e “Inertia Creeps”, torna-se um disco de culto. Após a digressão efectuada pela Europa e pelos EUA, Vowles abandona o grupo tendo Del Naja e Marshal continuado como duo. Colaboram com David Bowie e os Dandy Wharhols mas Marshal abandona o grupo para se dedicar à família.

Em Fevereiro de 2003, após 5 anos de pausa é lançado “100Th Window”, quarto álbum de originais. Com produção de Neil Davidge, que já havia participado em Mezzanine, Robert del Naja e o único dos fundadores do grupo durante as gravações de 100th Window. Conta ainda com a participação de Sinéad O’Connor, Elizabeth Frazer e o já habitual Horace Andy, cada vez mais importante nos temas do grupo.

São os temas destes quatro álbuns que compõem a colectânea lançada recentemente que conta ainda com o original Live With Me. Interpretado pelo veterano músico de Chicago Terry Callier de 61 anos, Live With Me é um daqueles temas inconfundíveis pois assim que ouvimos os primeiros acordes conseguimos logo identificar o som inconfundível dos Massive Attack que ao longo de 19 anos nos têm brindado com autênticas obras-primas.

01 – Safe From Harm
02 – Karmacoma
03 – Angel
04 – Teardrop
05 – Inertia Creeps
06 – Protection
07 – Butterfly Caught
08 – Unfinished Sympathy
09 – Risingson
10 – Future Proof
11 – Five Man Army
12 – What Your Soul Sings
13 – Sly
14 – Live With Me