02/02/07

Que é feito de... Lene Lovich?

Lene Lovich nasceu em 30 de Março de 1949 na Jugoslávia. Filha de pais britânicos passou parte da sua infância em Detroit, onde residiu até aos 13 anos. Com essa idade foi para Inglaterra com a mãe. Depois de uma breve passagem por Hull, Lene Lovich ruma a Londres onde começa a despertar o seu interesse pelo mundo das artes, principalmente teatro. Chega a frequentar a Central Schol Of Art, onde toca saxofone e participa numa banda de funk com Les Chapell que viria a ser o seu principal colaborador.

Em 1979 edita o seu primeiro trabalho para a editora Stiff intitulado “Stateless” que obtém um estrondoso sucesso principalmente graças ao tema Lucky Number, que hojeem dia é um tema obrigatório quando se recorda a música do final dos anos 70, início dos anos 80. Um disco de grande qualidade.

A partir desta altura a sua carreira decaiu bastante com a edição de Flex em 1980 que já obteve um relativo fracasso. Seguiu-se em 1982 “No Man’s Land” que também fracassou. Após estas desilusões Lene Lovich retira-se regressando em 1990 com March, editado pela Pathfinder, que é um verdadeiro desastre em termos comerciais. Pelo meio participa em temas com os Erasure, Nina Hagen e Giuni Russo.

Em 2005 Lene Lovich tenta novamente o seu regresso com “Shadows And Dust” trabalho editado pela Stereo Society. Nova desilusão.

Curiosamente, Lene Lovich foi considerada no início dos anos 80, um dos nomes mais importantes da New Wave, ao lado de Nina Hagen. Tão depressa apareceu como desapareceu.

Que é feito dela?