03/12/10

Caribou - Swim

Dan Smith nasceu em 2-89 em Ontário, no Canadá. Iniciou-se nas andanças do mundo da música em 2001 com o projecto Manitora, onde editou dois trabalhos, "Start Breaking My Heart" (2001) e o aclamado "Up In Flames" (2003). Graças à boa recepção que estes discos obtiveram por parte da crítica e do público, Dan foi considerado como um dos músicos mais promissores do início da década. Durante o ano de 2005 decide alterar o nome do projecto para Caribou e nesse mesmo ano lança o trabalho "The Milk Of Human Kindness" que, apesar de ficar um pouco aquém dos discos anteriores, teve boa aceitação por parte da crítica.
Finalmente em 2007, graças ao excelente "Andorra", os Caribou são confirmados como uma grande revelação e o disco é considerado, unanimemente pela crítica, como um dos melhores do ano. Numa onda repleta de ambiências, o disco traz-nos um som invulgar, criado por uma mescla de instrumentos que acaba por funcionar como um todo, dando grande consistência a um estilo com uma sonoridade muito especial e própria.
Após um interregno de três anos, os Caribou estão de regresso aos discos com este "Swim", onde se mantém a onda do grupo, sempre próxima do chill-out, mas sem nunca entrar em definitivo nessa onda. É um disco cantado e tocado de uma forma muito melódica e com temas que "encaixam" perfeitamente em ambientes de bares, quer em inicio de noite quer em final.
Deste temas calmos, ideais para um inicio de noite em que apetece simplesmente ter uma conversa, a outros temas já com mais energia, que nos puxam para a pista de dança, mas sempre de uma melódica e suave... como se quer que seja uma noite.

01 - Odessa
02 - Sun
03 - Kaili
04 - Found Out
05 - Bowls
06 - Leave House
07 - Hannibal
08 - Lalibela
09 - Jamelia

Nota - 9/10