
Data - 24 de Maio de 2011
Local - Praça de Touros do Campo Pequeno
Notas - Depois de os ter visto o ano passado no festival Super Bock Super Rock, e após ter conhecimento do regresso a Portugal para este mês de Maio, disse a muita gente que este concerto dos National ia ser o melhor concerto do corrente ano.
Apesar de não ser o mais correcto ir para um espectáculo com a ideia preconcebida de que vai ser isto ou aquilo, as expectativas criadas deixaram de o ser e passaram a ser a confirmação de que caso não seja o melhor (devido a pequenas debilidades da sala do Campo Pequeno em termos acústicos), vai ser seguramente um dos melhores.
Com um alinhamento a incidir preferencialmente nos álbuns Boxer (2007) e High Violet (2010), o concerto dos National foi brilhante em todos os aspectos. A banda liderada por Matt Berninger esteve em palco quase duas horas para delícia dos milhares de fans que quase encheram a quente arena do Campo Pequeno e tiveram oportunidade de passar uma noite de excelente música, com um excelente concerto dado por uma banda que sabe interagir com o público de uma forma simpática sem cair no exagero. Destaque para o último encore, que funcionou como a "cereja no topo do bolo", já que o tema de encerramento do soberbo alinhamento, foi cantado praticamente "à capela", com o grupo a incentivar os milhares de fans presentes a cantarem em coro, o que originou um momento musical arrepiante que vai ficar, seguramente, na memória de quem lá esteve.
Estivemos, sem qualquer dúvida, perante uma das melhores bandas da actualidade: The National.
A primeira parte esteve a cargo dos Dark Dark Dark, que apresentaram o seu último trabalho Wild Go (2010). Uma música calma, agradável mas inconsequente, que serviu como "aquecimento" para uma grande noite de música.
Alinhamento:
Star a War
Anyone's Ghost
Secret Meeting
Bloodbuzz Ohio
Slow Show
Squalor Victoria
Afraid Of Everyone
Little Faith
Abel
All The Wine
Sorrow
Apartment Story
Conversation16
Lucky Tou
England
Fake Empire
Friend Of Mine
Mr. November
Terrible Love
About Today
Vanderlyle Crybaby Geeks
P.S. - Em Agosto os National volta a Portugal, desta vez ao Festival do Sudoeste.
Sou da opinião que a música do grupo funciona melhor em espaços abertos, para Matt Berninger ter mais espaço para poder soltar a sua forma peculiar de cantar e de estar em palco, forma essa que a momentos parece ser dominada por laivos de loucura.
Só é pena ser o Festival do Sudoeste, cujo ambiente é uma espécie de "o meu primeiro festival", mas vale a pena ir; eu vou.