05/11/14

Ao vivo... Placebo


Data - 04 de Novembro de 2014
Local - Coliseu dos Recreios de Lisboa
Notas - Quatro anos passados após o cancelamento do concerto agendado para o Coliseu dos Recreios de Lisboa (07 de Outubro de 2010), os Placebo regressaram com a sala da Rua das Portas de Santo Antão completamente esgotada para a recepção à multi-nacional banda formada em 1994 em Londres. Brian Molko (belga), Stefan Olsdal (Suécia), Steve Forrest (Estados Unidos), durante hora e meia, com um som de excelente qualidade e um jogo de luzes perfeito, conseguiram aquecer os ânimos de uma plateia, que por vezes parecia apática.
Comunicativos e interagindo bem com o público, os Placebo apresentaram uma setlist que, praticamente, ignorou os primeiros discos da banda, deixando de fora qualquer tema do álbum de 1996 "Placebo" e tocando somente um tema de cada um dos três álbuns seguintes, Without You I'm Nothing de 1998, Black Market Music de 2000 e Sleeping With Ghosts  de 2003
Ou seja, o alinhamento incidiu principalmente no mais recente disco do grupo "Loud Like Love" editado em 2013 e  que, por sinal, foi muito bem recebido por parte da crítica e do público e, ao contrário do que seria expectável, estes temas foram dos que mais animaram o público, para além de alguns clássicos como "The Bitter End", "Meds", "Special K" ou "Infra-Red", tema com que encerraram a noite, ficando a vontade de um regresso para breve.
Na primeira parte tocaram os Oso Leone, banda de Maiorca liderada por Xavi Marin. Durante cerca de 30 minutos apresentaram, essencialmente, temas do mais recente trabalho discográfico, "Mokragora". Sem conseguirem empolgar a plateia, também não desiludiram, e acabaram por dar um concerto agradável com a sua música muito assente em guitarras e algumas experiências sonoras, mesmo a nível vocal. Já aqui foi referido em outras publicações anteriores que é um grupo a seguir com atenção.