23/02/20

Ao vivo... Tindersticks

Data - 22 de Fevereiro de 2020
Local - Casa da Música
Notas - Faro, Lisboa, Leiria, Coimbra, finalmente o Porto. Foi na excelente sala Suggia da Casa da Música que Stuart A. Staples, Neil Fraser, David Boulter, Earl Harvin e Mark Colwill, deram por terminada esta digressão por Portugal.
Cinco salas cinco localidades no espaço de uma semana durante a qual estávamos muito longe de imaginar que vinha aí uma pandemia que ia obrigar a encerrar tudo durante algum (muito) tempo e ao cancelamento de imensos espectáculos durante imenso tempo, criando um vazio assustador e desesperante dentro de muita gente, não só de quem vive da música como também de quem precisa da música para viver. Para além disto, e não é uma questão de somenos, viria a dar origem a graves crises financeiras para um enorme grupo de músicos e muitas salas que encerraram portas para não mais as abrir.
Quanto aos Tindersticks, como é habitual, é um grupo que não desilude e que tem uma enorme legião de fans em Portugal.
Foram cinco bons concertos, com alinhamentos simultaneamente parecidos e diferentes, pois a música deste grupo que já leva 30 anos de carreira tem algo diferente, é repleta de pormenores e, de cada vez que se ouve, descobre-se algo que nos passou despercebido das audições anteriores.