23/10/25

Ao vivo... Tindersticks

Data - 26 de Julho de 2025
Local - Hipódromo Manuel Possolo
Notas - De regresso a Portugal para um único concerto, os Tindersticks estiveram em bom nível no Hipódromo Manuel Possolo.
Com uma setlist idêntica às dos concertos realizados na pequena digressão que fizeram por cinco cidades portuguesas em 2024, esta banda de Nottingham formada em 1991 nunca desilude, apresentando-se sempre com carácter intimista, seja qual for o espaço em que estão a actuar.
Na primeira parte actuaram os portugueses Ganso para um concerto morno, numa altura em que muita gente ainda estava a chegar ao recinto.

22/10/25

Ao vivo... Calema

Data - 06 de Julho de 2025
Local - Feira do Silvado - Odivelas
Notas - Depois de terem esgotado o Estádio da Luz no dia 07 de Junho de 2025, os irmãos Calema voltaram aos concertos chamados normais, não deixando de entusiasmar e lotar os recintos por onde vão passando.
Espectáculo bem elaborado com grande profissionalismo e bons músicos, para além de excelente interacção com os fans que não deixam de marcar presença assídua.
Pode não se ser grande apreciador do estilo musical do grupo, mas é daqueles concertos de onde se sai satisfeito, ou pelo menos bem-disposto.

21/10/25

Ao vivo... Milan W.

Data - 15 de Janeiro de 2025
Local - Galeria Zé Dos Bois
Notas - O cantautor e produtor belga Milan Warmoeskersen (Milan W.) apresentou-se no aquário da Galeria Zé Dos Bois para apresentação do seu trabalho editado em 2024, que foi muito bem recebido pela crítica especializada.
Surpreendentemente, ou talvez não, a pequena sala esteve muito longe de estar lotada, pois a divulgação deste estilo musical é inexistente. Nem o facto de a sala estar a meio foi suficiente para que o concerto não tivesse bom nível, com um bom lote de canções intimistas que durante cerca de uma hora fizeram a delícia dos presentes, mostrando que Milan W é um músico a ter em atenção e a descobrir.
Na primeira parte, oriunda de São Miguel, Açores, Melrose proporcionou um excelente concerto, com bom desempenho vocal em temas de sua autoria e também em algumas versões da música portuguesa. tudo isto aliado a uma extrema simpatia.

20/10/25

Ao vivo... Sivert Hoyem

Data  - 11 de Outubro de 2025
Local - RCA Club
Notas - Como é costume dizer-se, "o tempo não pára". É uma verdade inegável, mas nesta noite de Outubro, na excelente sala do RCA Club o tempo parou graças a Sivert Hoyem, vocalista dos noruegueses Madrugada, que pela primeira vez se apresentou a solo em Portugal para dois concertos, sendo primeiro no Porto e depois Lisboa.
Concerto intimista com uma das vozes mais inconfundível e profunda da música norueguesa. A sua voz, a sua simplicidade em palco, arrebatador, sozinho mais as suas guitarras, cativaram de tal maneira o público que quase lotou a sala do RCA Club, criando a sensação que nada mais existia a que nos pudéssemos agarrar, como se estivéssemos a partir numa viagem suportada por uma banda-sonora que nos enfeitiçou, melancólica e sensível.
Foram quase duas horas de magia, de um ambiente como se estivéssemos num convívio de amigos, com uma enorme comunhão entre o músico e a plateia, com pequenas histórias entre as canções e de uma autenticidade enorme.
Sivert Hoyem tocou temas dos seus trabalhos a solo, não deixando de fazer uma pequena visita ao reportório dos Madrugada, havendo ainda tempo para uma brilhante versão de "Born To Die" de Lana Del Rey.
Com Moon Landing, Sivert Hoyem trouxe-nos de volta à terra, o tempo voltou a girar e estávamos felizes por ter tido a oportunidade de passar quase duas horas na maior tranquilidade imaginável, como se vivêssemos num mundo perfeito.

Setlist:

Blow Away
Where Is My Moon Tonight?
Ride On Sisters
Sleepwalking Man
Some Miserable Morning
Keepsake
Majesty (Madrugada)
Two Green Feathers
Aim For The Heart
Hollow
The Lost Gospel (Madrugada)
On An Island
Born To Die (Lana Del Rey)
Love Vs. The World

Prisoner Of The Road
Honey Bee (Madrugada)
When Your True Love Is Gone
This Old House (Madrugada)
Moon Landing

19/10/25

Ao vivo... Blood Incantation

Data - 18 de Outubro de 2025
Local - Music Station
Notas - Oito anos depois, a sala Music Station em Lisboa esgotou para celebrar o regresso a Portugal dos norte-americanos Blood Incantation.
Foi em 2017 que passaram pelo Porto e Almada para dois concertos. Na altura ainda não tinham atingido o estatuto que têm actualmente e foi graças ao álbum "Absolute Elsewhere", editado em 2024 e considerado por uma imensidão de revistas, rádios e internet, como um dos melhores álbuns do ano, não só dentro do género Death Metal, como da música em geral
Oriundos de Denver (Colorado), o quarteto liderado por Paul Riedl proporcionou aos espectadores presentes um concerto de uma hora e quinze minutos que, à primeira vista, poderá ser considerado pouco tempo, mas atendendo à intensidade e densidade sonora da música foi suficiente, mesmo sabendo sempre a pouco.
O alinhamento incidiu, principalmente, em "Absolute Elsewhere" que foi interpretado na íntegra e pela sequência do álbum, numa sonoridade cativante e arrebatadora que vai desde o mais puro Death Metal, a sons de rock progressivo, com guitarras a fazer lembrar Pink Floyd, uns solos de sintetizadores e uma bateria a impor um ritmo duro, forte.
Após terem "esgotado" os temas deste excelente e imprescindível trabalho de 2024, os Blood Incantation fizeram uma pequena viagem ao passado, tocando The Vth Tablet (of Emma Elis) de 2015 e "The Giza Power Plant, do álbum "Hidden History Of The Human Race" de 2019 e, para terminar o concerto tocaram ainda "Obliquity Of The Ecliptic", editado num EP em 2024.
A dureza apocalíptica e bela do Death Metal dos Blood Incatation, a perfeição com que a sua música é executada, fazem com que, muito justamente, sejam considerados uma das melhores bandas da actualidade.
Paul Riedl (voz e guitarra), Morris Kolontyrsky (guitarra), Isaak Fulk (bateria) e Jeff Barrett (baixo) e John Gamiño (teclista "convidado"), proporcionaram uma noite que será recordada por muitos anos por quem teve a oportunidade de marcar presença numa das novas salas de concertos de Lisboa, Music Station.
Na primeira parte actuaram Author & Punisher com as sonoridades metal industrial à qual o público aderiu de forma moderada.

07/08/25

Ao vivo... David Fonseca

Data - 17 de Novembro de 2024
Local - Coliseu dos Recreios
Notas - Excelente concerto de David Fonseca, gravado para posterior transmissão na televisão pública.
Em modo Best Of, o alinhamento percorreu toda a carreira do músico revisitando ainda temas dos Silence 4 banda de que é fundador.
Destaque para as homenagens feitas por David Fonseca a David Bowie e António Variações, músicos que influenciam imenso a sua música, principalmente Bowie.
A empatia de David Fonseca aliada à interacção sincera que tem com o público, faz com que os seus concertos sejam aquele género de espectáculo de onde se sai sempre satisfeito e com sentimento de felicidade.
Pessoalmente continuo a achar que David Fonseca e a sua música funcionam melhor em palco do que em registo discográfico.

06/08/25

Ao vivo... Cigarettes After Sex

Data - 21 de Novembro de 2024
Local - Meo Arena
Notas - Sala esgotada para uma noite cheia de magia com uma atmosfera envolvente graças à suavidade e doçura da voz de Greg Gonzalez e da música desta excelente banda formada em 2008 em El Paso, no Texas.
Sendo certo que os temas apresentados podem tornar-se todos muito semelhantes (e isso acontece), a música do grupo, assente na guitarra de Gonzalez, no baixo de Randall Miller e na bateria minimalista de Jakob Tomsky, tem a capacidade e o dom de nos enfeitiçar, de nos transportar para momentos de extraordinária beleza, beleza sedutora.

05/08/25

Ao vivo... Tindersticks

Data - 12 de Novembro de 2024
Local - Aula Magna - Lisboa
Notas - Último concerto desta digressão. Apesar de a setlist ter sido sempre a mesma (as aqui publicadas são dos respectivos dias), a música dos Tindersticks, repleta de pormenores como é, nunca é igual; sempre que a ouvimos descobrimos novos detalhes, novos pormenores, e são esses detalhes e pormenores que a preenchem, que a tornam diferente, mesmo que a ouçamos vários dias seguidos.
Como disse Oscar Wilde: "A música é o tipo de arte mais perfeita, nunca revela o seu último segredo".
Isto aplica-se na perfeição à música dos Tindersticks.

04/08/25

Ao vivo... Tindersticks

Data - 11 de Novembro de 2024
Local - Casa da Música - Porto
Notas - Penúltimo concerto desta digressão. Mais uma vez... sala cheia e uma noite de belíssima música.

03/08/25

Ao vivo... Tindersticks

Data - 10 de Novembro de 2024
Local - Teatro Aveirense - Aveiro
Notas - A bonita sala do Teatro Aveirense encheu para a recepção ao concerto dos Tindersticks, o terceiro desta digressão.

02/08/25

Ao vivo... Tindersticks

Data - 09 de Novembro de 2024
Local - Teatro José Lúcio da Silva - Leiria
Notas - Bilhete do segundo concerto desta digressão, autografado pelos cinco elementos da banda; Stuart A Staples (voz e guitarra), David Boulter (teclas), Neil Fraser (guitarra), Dan McKinna (baixo e teclas) e Earl Harvin (bateria).

01/08/25

Ao vivo... Tindersticks

 

Data - 08 de Novembro de 2024
Local - Teatro Municipal da Covilhã
Notas - Concerto que deu início à pequena digressão que os Tindersticks deram em Portugal no ano de 2024, tendo actuado em cinco cidades do país.
Em todos eles a setlist foi a mesma e, também em todos eles, as salas esgotaram para receber uma das bandas de maior culto em Portugal.
Os restantes quatro bilhetes serão publicados brevemente.

27/04/25

Ao vivo... Blood Incantation

Data - 26 de Abril de 2025
Local - Sala Astra (Berlim)
Notas - Excelente concerto dos norte-americanos Blood Incantation. 
Death Metal conceptual, com sonoridades que vagueiam pelo rock progressivo e em algumas partes das músicas as guitarras soam a Pink Floyd.
Música bem executada e perfeita, com a setlist a incidir no belíssimo disco "Absolute Elsewhere", de 2024.

Setlist:

The Stargate (Tablet I)
The Stargate (Tablet II)
The Stargate (Tablet III)
The Message (Tablet I)
The Message (Tablet II)
The Message (Tablet III)
Inner Paths (to Outer Space)
Synth Solo
Obliquity Of The Ecliptic

Na primeira parte actuaram os japoneses Minami Deutsch, com o seu Krautrock mesclado de sonoridades do moderno rock psicadélico, banda que vale a pena descobrir.