19/10/25

Ao vivo... Blood Incantation

Data - 18 de Outubro de 2025
Local - Music Station
Notas - Oito anos depois, a sala Music Station em Lisboa esgotou para celebrar o regresso a Portugal dos norte-americanos Blood Incantation.
Foi em 2017 que passaram pelo Porto e Almada para dois concertos. Na altura ainda não tinham atingido o estatuto que têm actualmente e foi graças ao álbum "Absolute Elsewhere", editado em 2024 e considerado por uma imensidão de revistas, rádios e internet, como um dos melhores álbuns do ano, não só dentro do género Death Metal, como da música em geral
Oriundos de Denver (Colorado), o quarteto liderado por Paul Riedl proporcionou aos espectadores presentes um concerto de uma hora e quinze minutos que, à primeira vista, poderá ser considerado pouco tempo, mas atendendo à intensidade e densidade sonora da música foi suficiente, mesmo sabendo sempre a pouco.
O alinhamento incidiu, principalmente, em "Absolute Elsewhere" que foi interpretado na íntegra e pela sequência do álbum, numa sonoridade cativante e arrebatadora que vai desde o mais puro Death Metal, a sons de rock progressivo, com guitarras a fazer lembrar Pink Floyd, uns solos de sintetizadores e uma bateria a impor um ritmo duro, forte.
Após terem "esgotado" os temas deste excelente e imprescindível trabalho de 2024, os Blood Incantation fizeram uma pequena viagem ao passado, tocando The Vth Tablet (of Emma Elis) de 2015 e "The Giza Power Plant, do álbum "Hidden History Of The Human Race" de 2019 e, para terminar o concerto tocaram ainda "Obliquity Of The Ecliptic", editado num EP em 2024.
A dureza apocalíptica e bela do Death Metal dos Blood Incatation, a perfeição com que a sua música é executada, fazem com que, muito justamente, sejam considerados uma das melhores bandas da actualidade.
Paul Riedl (voz e guitarra), Morris Kolontyrsky (guitarra), Isaak Fulk (bateria) e Jeff Barrett (baixo) e John Gamiño (teclista "convidado"), proporcionaram uma noite que será recordada por muitos anos por quem teve a oportunidade de marcar presença numa das novas salas de concertos de Lisboa, Music Station.
Na primeira parte actuaram Author & Punisher com as sonoridades metal industrial à qual o público aderiu de forma moderada.