08/11/07

Entrevista... Salada de Frutas

Terceira parte de uma entrevista feita pelo autor deste blog aos Salada de Frutas e publicada no jornal "Se7E, no dia 08 de Julho de 1981.

...
Perg. – Porquê que vocês optaram por cantar Rock em Português?
Resp. – (Zé da Ponte) O Rock como expressão universal que é deve ser entendido pelas pessoas. Nós estamos em Portugal e a cantar para Portugueses. Por esse motivo achamos lógico cantar em Português.
(Guilherme Scarpa) Existem grupos Portugueses que cantam em Inglês. É uma opção como outra qualquer e têm esse direito. Do nosso ponto de vista isso não tem cabimento. Já quase toda a gente perdeu a mania de afirmar que o Português não é uma língua cantável. Esta provado que se pode cantar em Português.
Perg. – A maioria das letras das vossas músicas fala de temas que são uma crítica á sociedade. Porque razão é que optaram por esse tipo de letra?
Resp. – (Zé da Ponte) O rock como linguagem popular, começou por ser um meio de expressão musical em termos acusadores, ao tratar em parte as coisas que, basicamente, estão mal. Foi um movimento desde sempre contestatário. O rock é uma música que é uma maneira de estar e isso reflecte-se naquilo que se canta.
Perg. – Recentemente iniciaram uma tournée a nível nacional. Como é que as pessoas têm reagido aos vossos concertos e gostava que estabelecessem um paralelo entre a reacção do público da província e o da cidade.
Resp. – (Zé da Ponte) O público da província reagiu muito bem e quanto ao público da cidade, mais propriamente o de Lisboa não podemos dizer nada pois só tocámos uma vez em Lisboa e foi tipo relâmpago. A malta urbana é mais agredida por este sistema e isso torna as pessoas mais frias e mais preconceituosas.

FIM