08/11/13

Ao vivo... Suede

Foram uns Suede liderados por um Brett Anderson "de raiva" que enfrentaram uma plateia com pouco público. Com as bancadas que ladeiam a arena central do Coliseu tapadas por longos panos pretos e uma plateia muito longe de estar cheia, Brett Anderson (voz), Neil Codling (teclado e guitarra), Mat Osman (baixo e Simon Gilbert (bateria), não desiludiram e mostraram que estão em excelente nível, ideia que já tinha ficado do último disco "Bloodsports" de 2013.
Com uma energia impressionante, Anderson conseguiu agarrar o público e participou na festa de forma invulgar  ao percorrer a plateia e cantar no meio do público para delírio dos fans, durante "Drowners", primeiro single editado pelo grupo no já longínquo ano de 1993. Para além da sua característica muito glamorosa em palco, Brett esteve invulgarmente enérgico, sendo alguém por quem os anos teimam em não passar, sucedendo o mesmo com a música do grupo; veja-se, por exemplo, "Animal Nitrate" e "So Young", do álbum de estreia "Suede" (1993), dois clássicos do Brit-Pop, que nos dias de hoje conseguem cativar e empolgar o público da mesma forma que "Barriers" ou "Blindness", do mais recente trabalho, ou "Trash" ou "Beautiful Ones" de "Coming Up" (1996), entre muitos outros temas que o grupo tem, temas de grande qualidade e que conseguem ficar no ouvido de uma forma extremamente fácil.
Uma excelente noite de música, para a qual também contribuíram os Teleman, grupo britânico com um pop agradável e que, ao que parece, tem margem para progredir pois não se prendem à simplicidade musical e tentam, sempre, dar um toque diferente à sua sonoridade, proporcionando bom aquecimento para a boa noite dos Suede.
Nota final - Quanto ao alinhamento do concerto, de referir que os temas escolhidos percorreram toda a obra do grupo, exceptuando o mal-amado (com razão) "A New Morning" de 2002.
- Suede (1993) - Animal Nitrate, Metal Mickey, Pantomine Horse, So Young, Drowners;
- Dog Man Star (1994) - The 2 of Us, We Are The Pigs
- Coming Up (1997) - By The Sea, Trash, Beautiful Ones, Filmstar
- Sci-Fi Lullabies - (1997) - Another No One
- Head Music (1999) - Can't Get Enough, She's in Fashion
- Bloodsports (2013) - Barriers, For The Strangers, IT Starts and Ends With You, Snowblind, Sometime I Feel I'll Float Away.