25/03/09

Pet Shop Boys... Yes

Yes marca o regresso dos Pet Shop Boys aos discos, após um interregno de cerca de três anos.
Neste disco Chris Lowe e Neil Tennant mantêm aquele estilo de tocar e cantar que tem tanto de inconfundível como de limitador.
É um facto que ao longo de toda a carreira desta banda inglesa, formada em Londres em 1981, os seus discos têm tido sempre um bom nível qualitativo. Não existe uma obra-prima na imensa discografia do grupo, mas também não existe um disco sobre o qual seja possível ter uma opinião negativa. Os Pet Shop Boys apresentam-nos sempre discos coerentes, com excelentes produções, com canções bem construídas, canções que nos fazem dançar, ao mesmo tempo que nos embalam com a excelente, bonita e suave voz de Neil Tennant e o toque simples mas melodioso de Chris Lowe nas teclas e programação.
Yes surge na tal linha limitadora que tem a música do grupo. Acaba por ser, quase, mais do mesmo. Digo quase porque, apesar de ser parecido com os anteriores trabalhos, é diferente. As músicas continuam a ser bonitas e ouvimo-las como sendo uma novidade, pois é disso que se trata: um novo disco de um grupo antigo, mas que consegue manter-se em bom nível ao fim de 27 anos de carreira. Desde Suburbia e West End Girls, temas do seu primeiro disco "Please", até qualquer um dos temas deste "Yes", a música dos Pet Shop Boys permanece como sempre... boa e intemporal.
Finalmente, acrescento que este disco conta com a colaboração de Johnny Marr, ex-Smiths e Modest Mouse e com os arranjos, nas cordas, de Owen Pallett que costuma colaborar com os Arcade Fire e Last Shadow Puppets.

01 - Love Etc.
02 - All Over The World
03 - Beautiful People
04 - Did You See Me Coming?
05 - Vulnerable
06 - More Than A Dream
07 - Building A Wall
08 - King Of Rome
09 - Pandemonium
10 - The Way It Used To Be
11 - Legacy

(Edição extra)

12 - This Used To Be In The Future (Philip Oakey)
13 - More Than A Dream (Magical Dub)
14 - Pandemonium (Stars And Sun Dub)
15 - The Way It Used To Be (Left Of Love Dub)
16 - All Over The World (This Is A Dub)
17 - Vulnerable (Public Eye Dub)
18 - Love, Etc. (Beautiful Dub)
19 - Ging And Jag
20 - We're All Criminals Now

Note - 8/10