07/04/15

Ao vivo... Moonspell

Data - 27 de Março de 2015
Local - Coliseu dos Recreios - Lisboa
Notas - Concerto de apresentação do recentemente editado "Extinct". Os Moonspell formaram-se em 1992. Liderados pelo carismático Fernando Ribeiro, este grupo oriundo da Brandoa (Amadora), gravou durante o ano de 1993 a demo "Anno Satanae" que lhe possibilitou a assinatura de um contrato com a editora francesa "Adipocere Records", para a qual editaram em 1994 o EP "Under The Moonspell".
No ano de 1995, através da Century Media Records, surge o primeiro álbum, "Wolfheart". Desde então, o grupo tem construído uma carreira extremamente sólida, com discos de grande nível e muitos concertos um pouco por todo o mundo, carreira esta que, estranhamente (ou talvez não) começou de "fora para dentro", ou seja, os Moonspell começaram a obter maior sucesso no estrangeiro e só passado algum tempo é que conseguiram cimentar a sua posição em Portugal, sendo considerados actualmente a melhor banda de Gothic Metal portuguesa.
Relativamente ao concerto desta noite, foi uma celebração que teve como base "Extinct", não deixando de percorrer alguns dos trabalhos mais importantes da banda, com temas de "Wolfheart" de 1995, "Irreligious" de 1996, "Alpha Noir / Omega White" de 2012, e "Night Eternal" de 2008, não sendo de estranhar o facto de terem ficado de fora temas de "Sin/Pecado" de 1998, o trabalho mais fraco do grupo.

Setlist

01 - Breathe (Until We Ate No More)
02 - Extinct
03 - Night Eternal
04 - Opium
05 - Awake!
06 - The LAst Of Us
07 - Medusalem
08 - Raven Claws (com Mariangela Demurtas - Tistania)
09 - Funeral Bloom
10 - Domina
11 - Malignia
12 - The Future is Dark
13 - Em Nome do Medo (com Rui Sidónio, dos Bizarra Locomotiva)
14 - Vampiria
15 - Ataegina
16 - Alma Mater

17 - Wolfshade (A Werewolf Masquerade)
18 - Mephisto
19 - Full Moon Madness

Na primeira parte tocaram os Bizarra Locomotiva, que apresentaram um concerto poderoso e forte, de grande nível, com um Rui Sidónio imparável e contagiante em palco. Um grupo a rever.
Tocaram ainda os gregos SpticFlesh, num concerto algo monótono, um pouco por desconhecimento da obra do grupo por parte do público que quase encheu o Coliseu numa noite de devoção ao Metal dos Moonspell, mas que, na minha opinião, teve como grandes vencedores, os Bizarra Locomotiva.