20/05/16

Ao vivo... Xutos & Pontapés


Data - 19 de Maio de 2016
Local - Parque da Bela Vista
Notas - Esta ano, os Xutos & Pontapés voltaram a marcar presença em mais uma edição do Festival Rock in Rio, que de dois em dois anos é realizado em Lisboa e que se auto-intitula "O Maior Festival do Mundo" mas que de alguns anos a esta parte tem vindo a perder um pouco da sua identidade, visto estar a tornar-se cada vez mais pop e menos rock e, para além disto, tem adoptado uma vertente mais comercial e de diversão.
Hoje em dia há quem veja uma ida ao RiR como uma oportunidade de passar um dia divertido durante o qual aproveita-se para tirar selfies, andar em carroceis, e trazer algumas lembranças (quase lixo) para casa. Opções.
Quanto ao concerto dos Xutos & Pontapés, talvez tenha sido um dos seus piores concertos. A banda parecia estar distante, o público amorfo e ausente reagia apenas aos hits do passado de um grupo que enche os recintos por onde passa, mas do qual as pessoas só conhecem (praticamente) os temas mais antigos, exceptuando os seus fiéis seguidores... que são bastantes.
Na opinião de quem escreve este pequeno texto, que vale o que vale, a banda composta por Tim, Zé Pedro, Kalú, Cabeleira e Gui devia reinventar-se, criar uma nova dinâmica e não estar refém dos hits do passado, o que acontece actualmente, acabando por tornar-se maçador assistir a um concerto deste histórico grupo.