17/05/09

Entrevista... Salada de Frutas

Segunda parte de uma entrevista feita pelo autor deste blog aos Salada de Frutas, após as saídas de Luis Pedro da Fonseca e Lena D'Água do grupo, pela altura da edição do disco "Se Cá Nevasse...". Esta entrevista foi feita em Dezembro de 1982 no Rock Rendez-Vous, para ser publicada num jornal de escola do Externato de Odivelas, no dia 05 de Janeiro de 1983.
...
A SOLUÇÃO É EMIGRAR…

A nossa opinião era diferente ao observarmos a cara de frustração de Zé da Ponte que afirmou “não, frustrado com o disco não, estamos frustrados é com o país em que vivemos. É um país em que não se pode fazer nada fora do vulgar, porque caso se faça algo diferente, somos logo criticados. Não dá para atinar com isto e julgo que a solução é emigrar. Nós não temos culpa de viver num país que é uma treta, onde existem 30% de analfabetos e onde as pessoas não estão preparadas para ouvir música, nem habituadas a isso. Por exemplo, os instrumentais é um tipo de música que pouca gente aprecia e é a isso que eu me refiro; as pessoas não estão habituadas a ouvir a música pela música.”
Esta afirmação, até certo ponto pode ser considerada verdadeira, mas de certo modo também pode ser interpretada como uma forma de justificar um possível e previsível fracasso que o disco venha a ter e quanto a isso Zé da Ponte disse “não, não é isso. Acho que tu também já deves ter reparado que as pessoas, geralmente, não gostam de música instrumental e isso é tudo uma falta de hábito. Para além disso posso-te dizer que a primeira edição do disco já esgotou completamente”.
Quando os Salada actuaram no Rock Rendez-Vous a televisão quis estar presente e vocês não autorizaram. Porquê?
“Essencialmente, porque estamos fartos disto tudo, de hipocrisias e de falsidades. Para além disso, não estamos para aturar a televisão.”

FIM