16/05/09

Entrevista... Salada de Frutas

Primeira parte de uma entrevista feita pelo autor deste blog aos Salada de Frutas, após as saídas de Luis Pedro da Fonseca e Lena D'Água do grupo, pela altura da edição do disco "Se Cá Nevasse...". Esta entrevista foi feita em Dezembro de 1982 no Rock Rendez-Vous, para ser publicada num jornal de escola do Externato de Odivelas, no dia 05 de Janeiro de 1983.

SIM, O GRUPO ACABOU…; se é isso que queres saber, o grupo acabou.
Intrigados e atónitos, perguntámos se estavam a falar a sério e, pensativamente, Zé da Ponte responde que “não, não estamos; quer dizer acabou e não acabou. O grupo não acaba, nós é que vamos abandonar os circuitos normais e os concertos ao vivo.”
Ora, um grupo de rock faz-se na estrada com a experiência e não em estúdio. Quanto a nós, os Salada ao deixarem a estrada vão estagnar e tornar-se-ão um grupo decadente. A propósito disso, Zé da Ponte afirma que “vamos deixar de actuar ao vivo porque em Portugal não há condições. O público não merece ouvir-nos em más condições e nós não podemos fazer uma boa actuação se estivermos a dar o nosso espectáculo em cima de carroçarias de camionetas o que já aconteceu. Ora bem, há que ter o mínimo respeito pelos músicos e pelo público”.

“CRIME PERFEITO” É UM DISCO DIFERENTE

O principal motivo que nos levou a fazer esta entrevista, foi o lançamento do terceiro LP dos Salada. Intitulado de “Crime Perfeito”, o disco tem sido completamente arrasado pela crítica, um pouco injustamente.
Seguidamente pedimos ao Guilherme para ele se pronunciar sobre este “Crime Perfeito” e segundo a sua opinião “é um disco diferente de tudo o que se tem feito em Portugal em termos musicais; a forma do tratamento musical é diferente e é um trabalho que me deu imenso gozo fazer e do qual gosto muito”.
Eu, pessoalmente, também gostei deste disco, apesar de ser numa linha muito diferente daquela a que os Salada de Frutas nos habituaram e, talvez por esse motivo, o grupo actualmente á pelo nome de Salada, após a saída da Lena D’Agua.
Como já foi dito atrás, a critica foi arrasadora, principalmente por parte do jornal Sete e por parte da rádio, a divulgação tem sido quase nula, pois segundo eles, o disco é de fraca qualidade. Por isto tudo, achamos interessante perguntar ao Zé da Ponte o que ele achava destas críticas e a sua afirmação não podia ser mais clara pois “quanto ao crítico do sete, gostava de saber quais os conceitos musicais que ele tem para poder fazer uma crítica desse género. Em contrapartida, o crítico da revista Mais, diz muito bem do disco. No fundo de tudo isto, acho que os críticos o que deviam fazer era estar calados e não se pronunciarem sem saber o que vão dizer”.
“No fundo são opiniões e contra isso, nada podemos fazer”, afirmou Guilherme Inês, para desta forma tentar acalmar os nervos ao Zé da Ponte e, afirmou ainda “posso-te dizer que nós já andamos nisto há muitos anos e já temos levado muitos pontapés ao longo desses anos e, como tal, isto pouco nos afecta”
...