15/11/11

Sigur Rós - Inni

Este é o primeiro trabalho ao vivo editado pelos islandeses Sigur Rós. Se nos registos em estúdio os créditos do grupo já estavam mais do que confirmados através da edição de vários discos, todos eles de grande qualidade, a expectativa para a edição de um trabalho ao vivo era imensa, pois podia surgir uma certa dificuldade do grupo conseguir reproduzir a sua sonoridade intimista num ambiente ao vivo, o que felizmente não se verificou.
A excelente e melodiosa voz de Jónsi, a perfeição da execução musical, e a sonoridade do grupo, estão presentes neste disco ao vivo, como se de um disco de estúdio se tratasse.
Já tive a oportunidade de assistir a um concerto dos Sigur Rós, no dia 16 de Julho de 2006 no Pavilhão Atlântico, e recordo-me que na altura fiquei extremamente surpreendido por o grupo conseguir transpor para o conceito "ao vivo" os trabalhos de estúdio, com um preciosismo impressionante, o que faz com que não possa considerar uma grande surpresa a sonoridade do grupo neste "Inni".
É lógico que a música dos Sigur Rós, dada a sua complexidade e o seu cariz conceptual, não se pode enquadrar naquele género que se possa ouvir em qualquer altura ou qualquer lugar, pois é preciso existir um ambiente adequado e uma fonte sonora de qualidade para, desse modo, se poder desfrutar de toda a sua magia e qualidade.
Apesar de não ser um disco composto por temas originais, e devido a toda a sua envolvência, é um disco altamente recomendável, do qual não é possível destacar um ou outro tema, pois a música deste grupo e toda a sua obra, primam por uma enorme complexidade que só a enaltece. Sendo um estilo música que não tem rigorosamente nada de comercial, é fascinante.
"Inni" é um disco duplo, ao vivo, que merece toda a atenção.

Svefn-g-englar
Glósóli
Ny Batteri
Fljóavik
Vlô Spilum Endalaust
Hoppipolla
Meô Blóônasir
Inni Mér Syngur Vitleysingur
E-Bow
Saeglópur
Festival
Hafsol
All Allright
Lúppulagió

Nota - 7.5/10