06/07/10

Entrevista... Nicolau Breyner

Primeira parte...

Quando há cerca de um ano se disse que ia ser feita a primeira telenovela portuguesa, houve uma gente que começou logo a dizer que era impossível e que ia ser um fracasso, pois as telenovelas brasileiras é que eram boas, mais isto mais aquilo, num rol de verdadeiros profetas da desgraça, tipicamente lusitanos. Estas afirmações não faziam qualquer sentido, pois as pessoas ainda não tinham tido a oportunidade de assistir a qualquer episódio da referida telenovela.
Os primeiros episódios vieram provar que estes “comentários” eram falsos, a tal ponto que, Vila Faia, já pode ser considerado um sucesso.
Ao fim de cerca de 40 episódios, já exibidos, consideramos de todo o interesse, fazer uma entrevista relacionada com o sucesso da novela e com o projecto Edipim que, como é sabido, orçou em largos milhares de contos e ao que parece tem-lhes sido recusado por parte da banca, vários empréstimos necessários para o desenvolvimento do negócio. Por estas razões, fomos falar com Nicolau Breyner.

Perg. – Em primeiro lugar, gostava que fizesse um balanço da reacção das pessoas à telenovela.
Resp. – Segundo as sondagens que a RTP faz semanalmente, a audiência tem sido cerca de 86% com um agrado total de 80%. (Na altura só existiam dois canais de televisão).

Perg. – Através dessas sondagens pode-se concluir que a telenovela está a ser um êxito. Inicialmente não houve um receio de que os portugueses não aceitassem bem a telenovela devido ao facto de estarem habituados às brasileiras?
Resp. – Isso não aconteceu e o público português impressionou-me muito em relação a esse aspecto. Esperava que houvesse um período de adaptação mais demorado e ao fim de quatro ou cinco episódios, as pessoas começaram a reagir bem. Neste momento nem se põe a questão se é ou não brasileira… é mais uma telenovela.
...

1 comentário:

  1. O Nicolau Breyner está a fazer 50 anos de carreira. A Edipim passou a NBP (Nicolay Breyner Produções). O Nicolau afastou-se da empresa só mais recentemente tendo regressado. E agora o que temos: as novelas portuguesa são um sucesso; muitos dos espectadores já não conseguem ver novelas brasileiras e apesar da SIC apresentar várias ao longo do dia acaba por passar a da noite a partir das 00h00 :) Ainda me lembro de andar a "engonhar" de forma a poder ainda ver um pouco da novela "Cabloca" que dava depois das 22h00 ou 23h00 e hoje as novelas são transmitidas até depois da meia-noite. E esta novela brasileira até é minimamente interessante e as portuguesas tem altos e baixos e o sucesso da TVI muito deve à explosão deste formato.

    ResponderEliminar