07/07/10

Entrevista... Nicolau Breyner

Segunda parte...

Perg. – Em toda a sua carreira, o Nicolau Breyner já fez teatro, cinema, televisão e agora telenovela, que de algum modo também se pode considerar como sendo televisão, logicamente. Qual destas actividades é que lhe deu mais prazer fazer?
Resp. – À partida a televisão e o cinema dão-me sempre mais prazer e eu não sou propriamente um amante de teatro, pois acho o teatro um pouco rotineiro. A televisão e cinema são muito mais aliciantes, o mesmo se passando com a telenovela, pois trata-se de televisão. Para além disso, fazer uma telenovela, é um trabalho de fundo que obriga a um desenvolvimento muito grande e que me agrada imenso; é um desafio e eu gosto de desafios.

Perg. – A Edipim é um projecto de grande envergadura e que ficou muito dispendioso e, segundo consta, os bancos têm-vos recusado empréstimos. Até que ponto acha que isso pode dificultar uma evolução nos vossos estúdios?
Resp. – Os bancos não têm acedido a determinadas coisas, mas isso é algo habitual aqui em Portugal. Um estúdio também é cultura e como se faz agora uma telenovela, daqui a uns tempos podemos fazer outra coisa qualquer; isto é um local de trabalho, no entanto os bancos não vêm o problema assim. É claro que se estivéssemos perante uma coisa de vacas ou algum empreendimento ligado à agricultura já teríamos tido apoio por parte da banca. Agora, estamos perante algo de onde podem vir produtos ligados à cultura e sobretudo ao espectáculo e, como se sabe, em Portugal ainda não percebemos que se trata de um negócio como outro qualquer. Até agora parece que ainda não perceberam, mas espero que um dia venham a perceber isso, pois é fundamental para o país. É incrível que exista um país na Europa em que durante cinquenta anos, não se investiu em nenhum estúdio com grandes dimensões. O último estúdio que foi construído foi o da Tobis, e isso já foi há cinquenta anos. É preciso notar que este estúdio, que nós fizemos, tem mil metros quadrados e, por exemplo, a Globo não tem nenhum com estas dimensões.
...