25/08/10

Ao vivo... Tony Allen

Data - 06 de Março de 2010
Local - Casa da Música
Notas - Apesar de pequena, a sala 2 da excelente Casa da Música, foi demasiado grande para receber um dos melhores bateristas do mundo. A pouca promoção ao evento, aliada à pouca divulgação da sua música em Portugal, fez com que a sala não estivesse cheia, apesar de estar bem composta por um público conhecedor da obra de Tony Allen e das suas qualidades como baterista, actividade que começou na banda do lendário Fela Kuti, músico nigeriano considerado por muitos como o melhor músico africano de todos os tempos. Tony Allen - nascido no dia 12 de Agosto de 1940 em Lagos na Nigéria - era também director musical (não oficial) de Kuti e um dos maiores divulgadores do Afro-Beat pelo mundo.
Quanto ao concerto, foi de grande qualidade e era impressionante ver a cara do público, completamente deliciado com a actuação de Allen, um público devoto, do qual faziam parte muitos jovens que andam a aprender a tocar bateria e não quiseram desperdiçar a oportunidade de ver ao vivo, num ambiente quase intimista e acolhedor um dos melhores bateristas de sempre. Tony Allen fez-se acompanhar por um excelente grupo de músicos, permanentemente em festa em cima do palco, uma característica que só a música africana e os músicos de raízes africanas conseguem transmitir, pelo menos daquela maneira.
Tony Allen demonstrou como é fácil tocar bateria, não sendo preciso aquele espalhafato e aparato com que somos brindados, quase de forma despropositada, em muitos concertos a que assistimos