08/07/11

Ao vivo... Festival Optimus Alive


Data - 07 de Julho de 2011
Local - Passeio Marítimo de Algés
Notas - Este segundo dia do Optimus Alive estava virado para uma onda mais rock, tendo como cabeça de cartaz os Foo Fighters. Para além disso, assinalava o regresso de Zé Pedro aos concertos dos Xutos & Pontapés, após uma intervenção cirúrgica. Se os Foo Fighters são um grupo que não aprecio, já o mesmo não se pode dizer dos Xutos & Pontapés, apesar de começar a haver uma certa saturação para a música do grupo.
Por razões de alinhamento, o concerto dos Xutos coincidiu com o dos Primal Scream, pelo que a opção foi a banda liderada por Bobby Gillespie, que durante mais de uma hora, tocou na íntegra o seu inesquecível álbum Screamadelica de 1991, que ainda hoje é considerado um dos melhores discos da história da música rock. O facto de num evento desta natureza (festival), o alinhamento incidir basicamente sobre um disco, limita um pouco a reacção do público, ávido de "best of". Após uma "primeira parte" em que foi tocado na integra esse imprescindível disco, o grupo entrou no tal estilo "best of", com Cosmic Girl (Riot City Blues, de 2006) e a partir dessa altura tocou meia dúzia das músicas mais conhecidas do grupo e aí sim, houve grande entrega por parte do público que encheu o palco secundário.
Após a actuação dos Primal Scream, seguiu-se Iggy Pop & The Stooges no palco principal para um concerto de rock puro e duro, muito ao seu estilo. Comunicativo e de uma energia impressionante, Iggy Pop deliciou o público com o seu estilo muito peculiar. Um bom concerto de rock, mas não o suficiente para ser o melhor do dia; esse... foi o dos Primal Scream.

Seguiu-se Kele no palco secundário. O vocalista dos Bloc Party, sem deslumbrar, e perante pouco público, deu um concerto muito agradável no qual tocou temas do seu primeiro trabalho a solo (The Boxer, 2010), e alguns temas dos Bloc Party. Incansável, Kele Okereke, com uma presença em palco repleta de energia, não desistiu de puxar pelo público.