12/01/13

A$AP Rocky... Long.Live.A$AP

Aliando o facto de ter assinado um contrato multimilionário com a RCA no valor de três milhões de dólares, à boa recepção obtida com as suas mixtapes de Live Love A$AP de 2011, e ainda ao facto de este Long.Live.A$AP ter sido adiado por duas vezes, pode-se afirmar que a expectativa quanto à edição deste disco era imensa; e a espera valeu a pena.
Já com edição em 2013, Long.Live.A$AP é um excelente disco dentro do seu género, seguindo a linha característa do RAP / Hip Hop no que às letras diz respeito, abordando, como de costume, os problemas ligados à droga, sexo, violência, e sempre, mas sempre, com muito egocêntrismo.
Ao ouvir o disco da primeira à ultima música, é possível reparar na boa e cuidada produção que esteve a cargo de Clams Casino, Danger Mouse e Jim Jonsin, e ainda ao extraordinário leque de músicos convidados, talvez om o objectivo de "jogar pelo seguro".
Pode não ter sido esse o motivo, mas ao convidar, por exemplo, Kendrick Lamar (músico de Hip-Hop e autor de um dos melhores discos de 2012), Schoolboy Q, Drake, Skrillex (com a sua sonoridade característica), ou ainda Santigold, fica a ideia que A$AP Rocky não quis arriscar e lançar um disco que passasse despercebido e fosse um fracasso em termos comerciais. Para além de todo o talento e criantividade do autor, esta boa lista de convidados acaba por funcionar como uma espécie de "cereja no topo do bolo", num disco que "corre o risco" de poder vir a ser um dos melhores deste ano que ainda agora começou.
Existe ainda uma edição especial deste trabalho, na qual são inlcuídas três temas extras, contando um deles com a colaboração de Florence Welch, num tema brilhante onde o Rap Hip-Hop de A$AP Rocky e o Indie-Rock de Florence Welch se fundem, proporcionando uma canção brilhante e muito bem interpretada.

01 - Long Live A$AP
02 - Goldie
03 - PMW (All I Really Need) (feat. Schoolboy Q)
04 - LVL
05 - Hell (feat. Santigold) 
06 - Pain (feat. Overdoz)
07 - F**kin' Problems (feat. Drake, 2 Chinz & Kendrick Lamar)
08 - Wild For The Night (feat. Skrillex)
09 - I Train (feat. K. Lamar, Danny Brown, Joey Badass)
10 - Fashion Killa
11 - Phoeniz
12 - Suddenly

13 - Pretty Flaco (Remix) (feat. Gucci Mane, Waka Flocka Flame & Pharrell)
14 - Ghetto Symphony (feat. Gunplay & A$AP Ferg)
15 - Ticket
16 - Like I'm Appart (feat. Florence Welch)

Nota - 8,6