15/01/13

Ao vivo... Leonard Cohen

Data - 07 de Outubro de 2012
Local - Pavilhão Atlântico
Notas - "Não sei quando nos voltaremos a encontrar, mas o que posso garantir é que hoje à noite, vamos dar tudo o que temos cá dentro".
Após o arrebatador e cada vez mais belo, "Dance Me To The End Of Love", foi com esta frase que Leonard Cohen se dirigiu à imensa plateia que quase encheu o Pavilhão Atlântico
Entre "Dance Me To The End Of Love", e "Save The Last Dance For Me", foi possível ouvir com imenso deleite, um grande número de canções intemporais, interpretadas por um músico também ele intemporal e que já passou várias gerações: Leonard Cohen.
Por muito que os anos passem por este músico canadiano, como também passam por todos nós, Leonard Cohen continua em forma, cada vez mais encantador e sedutor. Como é natural, com o passar dos anos, a sua voz tem mudado muito, mas o encanto e efeito que ela tem sobre quem o ouve, esse encanto é cada vez maior, e isso já não é tão natural, mas sim o resultado de um dom que alguém tem, e Leonard Cohen é esse alguém, é alguém que tem sabido envelhecer e, como ouvi à saída "quando for velhinho, quero ser como Leonard Cohen".
Foi a quarta vez que assisti a um concerto de Cohen. A primeira foi pela altura em que lançou o disco "I'm Your Man", em 1988 no Coliseu dos Recreios. Vinte e quatro anos depois, o efeito continua a ser o mesmo dessa inesquecível noite.
Desta vez, foi no Pavilhão Atlântico que prestámos culto a um dos músicos mais importantes da história da música, a alguém que insiste em não parar; e nós agradecemos.