03/02/13

Grouper... The Man Who Died In His Boat

Grouper, é um projecto de Liz Harris, jovem oriunda de Portland, que desde 2003 - em nome próprio, em colaboração com outros projectos ou como Grouper - tem tido uma carreira regular, não só em termos de edições discográficas, como também nos níveis qualitativos dessas mesmas edições.
Todos os discos editados foram bem recebidos pela crítica e, graças a isso, Liz Harris / Grouper, conseguiram criar um grupo de fans, que pode não ser muito numeroso mas é, seguramente, extremamente devoto e seguidor da sua carreira.
Este "The Man Who Died In His Boat", é a prova da coerência e maturidade de Harris que, passados sete discos desde a edição de "Way Their Crapt" em 2005, continua a inovar e a apresentar um som muito característico, que tão depressa vai do instrumental suave e estranho, a um ambiente com sonoridades ruidosas e experimentais, ou ainda a um estilo doce e calmo, graças a uma voz meiga que, em certos momentos, contrasta com uma sonoridade mais ruidosa da parte instumental, contraste esse que não choca, e até acaba por funcionar de uma forma muito agradável.
Este é um daqueles discos do qual não se gosta à primeira, mas também não se detesta. Dá-se uma segunda oportunidade, e essa segunda oportunidade acaba por ser fascinante e viciante num disco que reune todas as condições para poder vir a ser considerado um dos grandes trabalhos de 2013, apesar de o ano mal ter começado.

01 - 6
02 - Vital
03 - Clouds In Places
04 - Beig Her Shadow
05 - Cover The Long Way
06 - Difference (Vocals)
07 - Vanishing Point
08 - The Man Who Died In His Boat
09 - Towers
10 - STS
11 - Living Room

Nota - 8.5