05/02/13

Nick Cave & The Bad Seeds... Push The Sky Away


Desde “Dig, Lazarus, Dig!!!", editado em 2008, que Nick Cave não lançava um disco de originais com os The Bad Seeds.
Durante este hiato, Nick Cave Nick Cave participou no projecto Grinderman, com Warren Ellis, Martyn Casey e James Sclavunus, que editaram dois discos, “Grinderman” em 2007 e “Grinderman 2” em 2010. Para além do argumento do filme "Lawless", estreado em 2012, Nick Cave fez ainda a respectiva banda sonora.
“Push The Sky Away” assinala o regresso de Nick Cave & The Bad Seeds às edições discográficas, num registo de bom nível, repleto de canções calmas e agradáveis.
Se para muitos fans do músico australiano, este disco pode não ser dos melhores nem daqueles de maior criatividade, face à ausência daquele estilo musical a que nos habituou em que a agressividade e o tipo de construção musical assentam numa base rítmica que em certos momentos é superada por sons extraídos dos instrumentos musicais, quase de uma forma desconexa, este “Push The Sky Away” é um bom disco, que não cansa e ouve-se com muito agrado, da primeira à última música.
Se, por exemplo, “We No Who U R”, “Wide Lovely Eyes” e “Mermaids”, são baladas melódicas e quase ternas, outros temas há em que aquele estilo mais rock a que Cave nos habituou, está bem presente, como por exemplo em “Jubilee Street” que começa de uma forma calma mas termina com pequenos devaneios musicais, mantendo sempre uma base rítmica próxima da balada.
“We Real Cool” e “Finishing Jubilee Street” são outros temas interessantes, mas o momento alto surge na penúltima música, “Higgs Boson Blues”, na minha opinião, a melhor deste disco, uma canção longa, com mais de 7 minutos e na qual surge a forma de cantar característica e fascinante de Nick Cave.
Pode-se gostar mais da vertente rock e “barulhenta” de Nick Cave, mas também se gosta desta faceta mais calma e melódica e destas canções bonitas, mas tenho sérias duvidas que funcionem bem em concertos ao vivo, no âmbito de um festival.
Nick Cave tem concerto agendado para o Primavera Sound, no Porto.

01 – We No Who U R
02 – Wide Lovely Eyes
03 – Water’s Edge
04 – Jubilee Street
05 – Mermaids
06 – We Real Cool
07 – Finishing Jubilee Street
08 – Higgs Boson Blues
09 – Push The Sky Away

Nota 8.0/10