12/08/11

Recortes... Cheik Lô

Cheik Lô N'Digel, nasceu no dia 12 de Setembro de 1955, no Burkina Faso. Apesar da sua naturalidade, em termos musicais o seu estilo aproxima-se mais da música do vizinho Senegal, país para onde foi viver muito cedo.
Cheik Lô, pegou na característica musica senegalesa, "Mbalax", e deu-lhe um toque que acabou por a tornar mais comercial, mas desse modo permitiu que esse género musical tão característico e complexo, com uma batida muito própria - um 4/4 quase anárquico -, ficasse mais acessível para a parte ocidental de África, e também para o resto do mundo.
Se por um lado Youssou N'Dour, aproveitando essa batida, tentou dar um toque mais ocidental à sua música com algum sucesso, e apadrinhado por Peter Gabriel, já Cheik Lô conseguiu igualmente esse feito, mas curiosamente chegou a uma maior fatia de público. A isso não devem ser alheias as raízes de ambos os músicos, pois Youssou N'Dour está mais preso às suas origens, o que é excelente pois desse modo a genialidade e a pureza da sua música continuam incólumes.
Autodidacta, Cheik Lô aprendeu a tocar bateria e guitarra sozinho, tendo começado como baterista e percussionista em alguns grupos, e mesmo após a sua mudança para Dakar em 1980, continua como baterista numa banda residente no Savana Hotel.
Em 1985, emigra para França, onde compra a sua primeira guitarra e a sua carreira musical começa a ganhar contornos em termos internacionais, e nesse ano edita uns primeiros temas numa cassete que obtém algum sucesso.
Finalmente em 1996, grava o seu primeiro disco, "Ne La Thiass". Produzido por Youssou N'Dour, o disco é muito bem aceite pela crítica e isso proporciona a Lô a primeira digressão europeia, na qual obtém um considerável sucesso que faz com que as portas da internacionalização se abram de modo definitivo. Graças a isso, a sua música tem percorrido os quatro cantos do mundo.
Em termos de lançamentos discográficos, Cheik Lô tem mantido alguma regularidade, sem nunca se deixar cair num exagero de lançamentos.
É um pouco da sua obra, que vai ser possível ouvir no Centro Cultural de Belém hoje, dia 12 de Agosto de 2011.

Discografia

1996 - Ne La Thiass
2000 - Bambay Gueej
2000 - Inedits
2006 - Lamp Faal
2010 - Jamm