28/05/15

Ao vivo... Festival Primavera Sound 2015 - Dia 1

Data - 27 de Maio de 2015
Local - Parc Del Fòrum
Notas - Primeiro dia do Festival Primavera Sound 2015. Tradicionalmente este primeiro dia é de acesso livre, sendo óptimo para se aproveitar e fazer de imediato a troca do bilhete pela pulseira e cartão de acesso ao recinto nos restantes dias.
Las Ruinas - Para abrir a edição 2015, a organização seleccionou um grupo de Barcelona que tem obtido bastante sucesso em terras espanholas. Com um estilo musical que funde o Punk com o Rock caracteristicamente espanhol, o grupo acabou por dar um concerto morno.
Panama - Grupo australiano que também não conseguiu empolgar com a sua música electrónica, com um leve toque a anos 80, num alinhamento onde foi possível ouvir alguns temas do trabalho editado recentemente, "Always".
Christina Rosenvinge - Cantora espanhola de grande popularidade desde os seus tempos de adolescência, tendo conseguido sobreviver a essa síndrome de estrela adolescente e, graças ao seu talento tem conseguido manter uma carreira de bastante sucesso. Simpática, bonita e a conseguir arrancar muitos aplausos ao público presente, vendo-se muitos deles a cantarem as letras das suas canções do princípio até ao final.
Cinerama - Após o regresso dos Wedding Present, David Gedge, qual músico insaciável fez resurgir os Cinerama como seu pop delicado, minimalista e muito orquestral. Um dos excelentes concertos da edição deste ano. "Valentina", o mais recente trabalho deste projecto, serviu de base ao alinhamento do espectáculo, mas também foi possível ouvir temas dos anteriores álbuns do grupo.
Albert Hammond Jr. - Um dos fundadores dos Strokes que tem construído uma boa carreira a solo, de forma coerente e equilibrada. Detentor de uma voz segura, estreou-se nas edições discográficas em 2002 e desde então tem trilhado uma boa carreira musical, com discos que, podem não deslumbrar nem obter grande sucesso, mas são bons discos de rock. Bom concerto, mas mesmo assim, não conseguiu ser o "vencedor da noite".
Orchestral Manouvers in The Dark - Estes sim, foram os "vencedores da noite", provando que "velhos são os trapos". Um concerto excelente, com bom ritmo, com toda a gente a dançar e a cantar, "Enola Gay", "Electricity" ou "Souvenir", num desfilar de êxitos intemporais.