06/05/15

Ao vivo... Mono


Data - 05 de Maio de 2015
Local - RCA Club
Notas - Durante pouco mais de uma hora, os japoneses Mono proporcionaram um concerto muito bom, com o seu post-rock totalmente instrumental, desmistificando a teoria de que um espectáculo desse estilo musical torna-se aborrecido.
Se existem estilos onde isso pode suceder, como por exemplo no rock ou heavy metal, no post-rock é mais difícil, visto ser um género musical que, apesar de os temas serem longos, não se tornam tão repetitivos, pois têm várias mudanças de ritmo e as estruturas musicais são, quase sempre, em crescendo, com pormenores que podem ir desde o mais melódico que se possa imaginar até ao mais pesado, e mesmo até ao caótico, mas sempre com um fio condutor ao longo de toda a música.
Oriundos de Tokyo, os Mono formaram-se em 1999, tendo editado o primeiro trabalho em 2001, "Under The Pipel Tree". Desde então, Yoda na guitarra, Takaakira "Taka" Goto na guitarra, Yasumori Takada na bateria e Tanaki no baixo têm mantido certa regularidade em termos de edições discográficas, contando já com uma dúzia de álbuns, tendo os últimos "Rays of Darkness" e "The Last Dawn" de 2014, sido editados simultaneamente, com sonoridades parecidas mas diferentes, pois se em "The Last Dawn" a sonoridade apresentada é extremamente melódica, já em "Rays of Darkness" surgem os tais devaneios musicais que nos levam, momentaneamente, a cenários caóticos, para além de surgirem alguns temas cantados por Tetsu Fukagawa, dos Envy.
No pequeno palco da excelente sala do RCA Club, perante uma plateia quase cheia, os Mono estiveram em muito bom nível, com um grande concerto.
Liderados pelo excelente guitarrista Takaakira "Taka" Goto, os Mono encantaram, e só não foram perfeitos, pois ficou a faltar o encore, apesar da enorme insistência do público.


Setlist

Recoil, Ignite
Unseen Harbor
Kanata
Pure As Snow
Where We Begin
Ashes In The Snow
Everlasting Light