27/03/12

Ao vivo... Tindersticks


Data - 26 de Março de 2012
Local - Cinema São Jorge
Notas - Depois do excelente concerto do dia 25 de Março em Santa Maria da Feira, os Tindersticks rumaram a Lisboa para mais um concerto, desta vez na Sala Manoel de Oliveira, no cinema São Jorge.
Não podendo dizer que a expectativa era imensa, pois neste tipo de espectáculo não há grandes alterações de um concerto para o outro, pode-se afirmar que valeu a pena e que, mais uma vez, os Tindersticks deram um excelente concerto, para um publico devoto que insiste em prestar culto a este grupo de Nottingham.
A primorosa execução por parte dos músicos, aliada ao alinhamento praticamente igual do Festival para Gente Sentada, cria a sensação de ser mais do mesmo, de ser apenas mais um concerto de um grupo de eleição, o que, na minha opinião, não corresponde à realidade, pois a música dos Tindersticks vive muito de pequenos pormenores, e de cada vez que a ouvimos descobrimos novos pormenores, de uma forma infinita.
Se o alinhamento do concerto foi igual ao do dia anterior - com incidência no mais recente disco do grupo, o excelente "The Something Rain" - já o encore teve pequenas alterações, como por exemplo com "If She's Torn", e é então que surge um momento que ir-se-á perpetuar na memória de quem o viveu: próximo do final da música, as luzes do palco reduzem a intensidade, os músicos descem o nível de som, fica apenas a voz de Staples, com um pequeno fundo musical, numa sala cheia, completamente às escuras, num silêncio arrepiante. Mágico.
Uma excelente noite musical, que contou na primeira parte com Thomas Belhom que, à semelhança do dia anterior em Santa Maria da Feira, cumpriu sem deslumbrar, com a sua música de dificil execução.